Check out Symmetric Chess, our featured variant for March, 2024.

As réguas do chess

O chess é um jogo, jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as partes brancas, e o outro jogador joga com as partes pretas. Cada jogador tem partes de dezesseis no começo do jogo: um rei, uma rainha, dois rooks, dois bishops, dois knights, e oito penhores.

O jogo é jogado em um chessboard, consistindo em 64 quadrados: oito fileiras e oito colunas. Os quadrados são alternadamente claros (branco) e obscuridade colorida. A placa deve ser colocada tais que há um quadrado preto no canto baixo-esquerdo. Para facilitar a notação dos movimentos, todos os quadrados são dados um nome. Da opinião o jogador branco, as fileiras são numeradas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8; a fileira a mais baixa tem o número 1, e a fileira superior tem o número 8. As colunas são nomeadas, da esquerda para a direita, a, b, c, d, e, f, g, o quadrado do h. A começa um nome, consistindo na combinação de sua coluna-letra e o fileira-número, por exemplo, o quadrado no canto esquerdo mais baixo (para o branco) é a1.

preto

branco

Alternadamente, os jogadores fazem um movimento, começando com o jogador branco (jogador esse os jogos com as partes brancas.) Um movimento consiste mover uma das partes do jogador para um quadrado diferente, depois das réguas do movimento para essa parte - há uma exceção especial, nomeada fortificar , onde os jogadores movem duas partes simultaneamente.

Um jogador pode fazer exame de uma parte do oponente mover-se de suas próprias partes ao quadrado que contem uma parte do oponente. Os oponentes remendam são removidos então da placa, e fora do jogo para o descanso do jogo. (fazer exame não é compulsório.)

No começo do jogo, a posição das partes está como segue.

Assim, na segunda fileira, há oito penhores brancos, na sétima fileira, lá está oito penhores pretos. Na primeira fileira, da esquerda para a direita, nós temos a: rook, knight, bishop, rainha, rei, bishop, knight, e rook. Anote que o começo das rainhas dos quadrados de sua própria cor, com um quadrado escuro em cada canto da mão esquerda dos jogadores.

Movimento das partes

Rook

O rook move-se em uma linha reta, horizontalmente ou verticalmente. O rook não pode saltar sobre outras partes, aquela é: todos os quadrados entre o quadrado onde o rook começa seu movimento e onde o rook termina seu movimento devem estar vazios. (quanto para a todas as partes, quando o quadrado onde o rook termina seu movimento contem uma parte do oponente, esta parte é feita exame então. O quadrado onde o rook termina seu movimento não pode conter uma parte do jogador que possui este rook.)

Bishop

O bishop move-se em uma linha diagonal reta. O bishop não pode também saltar sobre outras partes.

Rainha

A rainha tem os movimentos combinados do rook e o bishop, isto é, rainha pode mover-se em toda a linha reta, horizontal, vertical, ou em diagonal.

Knight

O knight faz um movimento que consista na primeira uma etapa em um sentido horizontal ou vertical, e então uma etapa diagonalmente em um sentido externo. O knight salta : é permitido a isso o primeiro quadrado que as passagens do knight sobre são ocupadas por uma parte arbitrária. Por exemplo, o branco pode começar o jogo movendo seu knight do b1 para o c3. A parte que é saltada sobre é uma nao afetada mais adicional pelo knight: como usual, um knight faz exame de uma parte do oponente movendo-se para o quadrado que contem essa parte.

Penhor

Os movimentos do penhor diferentemente a respeito de se se move para um quadrado vazio ou se faz exame de uma parte do oponente. Quando um penhor não faz exame, move um para diante reto quadrado. Quando este penhor não se moveu em tudo, isto é, o penhor está ainda na segunda fileira (da opinião dos jogadores possuir), o penhor pode fazer a uma etapa dobro para diante reto. Por exemplo, um penhor branco no d2 pode ser movido para o d4.

Ao fazer exame, o penhor vai um quadrado diagonalmente para a frente.

Há uma régua especial, chamada fazer exame do en-passant-passant . **time-out** quando um penhor faç um dobro etapa segundo fileira quarto fileira, e lá est um inimigo penhor um adjacente quadrado quarto fileira, a seguir este inimigo penhor inthe em seguida movimento poss mov diagonal quadrado que est pass sobre dobro-double-stepping penhor, que est terceiro fileira. Neste mesmo movimento, o penhor dobro-double-stepping é feito exame. Este en-passant-passant fazendo exame deve ser feito diretamente: se o jogador que poderia fazer exame do en-passant-passant não fizer este no primeiro movimento após a etapa dobro, este penhor não pode ser feito exame anymore por um movimento en-passant-passant.


Uma etapa dobro do penhor, e uma seguinte captação en-passant-passant

Os penhores que alcançam a última fileira da placa promovem. Quando um jogador move um penhor para a última fileira da placa, substitui o penhor por uma rainha, por um rook, por um knight, ou por um bishop (da mesma cor). Geralmente, os jogadores promoverão o penhor a uma rainha, mas os outros tipos de partes são permitidos também. (não se requer que o penhor está promovido a uma parte feita exame. Assim, é por exemplo possível que um jogador tem rainhas em determinadas de um momento dois.)

Before.and.after um promotion

Rei

O rei move um quadrado em todo o sentido, horizontalmente, verticalmente, ou diagonalmente. Há um tipo especial de movimento, feito por um rei e por um rook simultaneamente, chamado fortificar : veja abaixo.

O rei é a parte a mais importante do jogo, e os movimentos devem ser feitos de tal maneira que o rei é nunca dentro verificação: veja abaixo.

Fortificar

Sob certo, as réguas especiais, um rei e o rook podem mover-se simultaneamente em um movimento fortificando.

As seguintes circunstâncias devem ser encontradas com:

Ao fortificar, o rei move dois quadrados para o rook, e os movimentos sobre o rei ao quadrado seguinte, isto é, rei do branco no e1 e rook do rook no a1 movem-se para: o rei c1, rook d1 ( por muito tempo fortificar ), rei do branco no e1 e rook em h1 move-se para: rei g1, rook f1 ( fortificar curto ), e similar para o preto.

posição que fortifica before.and.after: short branco, e longo preto

Nem o branco nem o preto podem fortificar: o branco está na verificação, e o rei preto não pode mover-se sobre o d8

Verificação, mate, e empate

Verificação

Quando o rei de um jogador pode ser feito exame por uma parte do oponente, se diz que o rei está na verificação . Por exemplo, o jogador branco move seu rook para uma posição tais que ataca o rei preto, isto é, se o preto não fizer qualquer coisa sobre ele, o rook poderia fazer exame do rei preto no movimento seguinte: nós dizemos que o rook branco dá a verificação. Considera-se as maneiras boas para dizer a verificação quando se verifica oponentes.

Não é permitido fazer um movimento, tal que uns rei estão na verificação após o movimento. Se um jogador tentar accidently fazer tal movimento, deve fazer exame do movimento para trás e fazer um outro movimento (depois das réguas que uma deve mover com a parte uma tocou, vê abaixo .)

Mate

Quando um jogador está na verificação, e não pode fazer a um movimento tais que depois que o movimento, o rei não é dentro verificação, a seguir está acoplado . O jogador que é acoplado perdeu o jogo, e o jogador que o acoplou ganhou o jogo.

Anote que há três maneiras possíveis diferentes remover uma verificação:

  1. Afaste o rei para um quadrado onde não seja dentro verificação.
  2. Faça exame da parte que dá a verificação.
  3. (caso que de uma verificação, dado por um rook, por um bishop ou por uma rainha: movimento um a parte entre a parte verificar e o rei.

Empate

Quando um jogador não pode fazer nenhum movimento legal, mas não é dentro verificação, a seguir o jogador está dito ser interrompido . Em um exemplo de um empate, o jogo é uma tração.


Quando o preto deve se mover, o jogo é um empate

Outras réguas

Renuncie e desenhe propostas

Um jogador pode renunciar o jogo, que significa que perdeu e seu oponente ganhou.

Após ter feito um movimento, um jogador pode propôr uma tração: seu oponente pode aceitar a proposta (em que caso o jogo termina e é uma tração) ou recusar a proposta (em que caso o jogo continua).

Repetição dos movimentos

Se a mesma posição com o mesmo jogador a se mover for repetida três vezes no jogo, o jogador a mover-se pode reivindicar uma tração. (quando a direita fazer um determinado movimento fortificando for perdida por um dos jogadores entre posições, as posições são consideradas então ser diferentes. Para os pontos finos desta régua, veja as réguas oficiais do chess .)

Um caso onde a repetição do movimento ocorre é quando um jogador continua a dar para sempre a verificação. Veja uma explanação com GIF animated .

50 réguas dos movimentos

Se houver foram 50 movimentos consecutivos do branco e do preto without

então um jogador pode reivindicar uma tração. Para os pontos finos desta régua, veja as réguas oficiais do chess.

Partes tocantes

Quando um jogador toca em uma de suas próprias partes, deve, se possível, para fazer um movimento legal com esta parte. Quando um jogador toca em uma parte do oponente, deve, se possível, para fazer exame desta parte.

Pulsos de disparo e tempo do chess

Frequentemente, os jogadores jogam o jogo com pulsos de disparo do chess. Estes pulsos de disparo contam o tempo de que cada jogador faz exame separada fazendo seus próprios movimentos. As réguas adicionais são usadas então, dig quanto (possivelmente os movimentos tudo) devem ser feitos antes que um jogador use alguma estadia para seus movimentos. Para detalhes, veja as réguas oficiais do chess .

Outras réguas

Há outras réguas, dizendo o que devem acontecer em ocasiões especiais, como que aquela os jogadores começaram o jogo com uma instalação, etc. errados. Estes não são assim importantes para jogos amigáveis; para detalhes, veja outra vez as réguas oficiais do chess.


Written by: Hans Bodlaender. Translated by altavista / systran's Babelfish.
English version of WWW page created: May 9, 1996. This version created: September 1, 2001.